10/05/2025 17:04

Zoo de Volta Redonda recebe 100 kg de tilápia para pescaria gratuita da Melhor Idade

O Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda deu mais um passo para valorizar o lazer e o bem-estar da população idosa. Neste sábado (10), o lago do Zoo-VR foi abastecido com 100 quilos de tilápia, que serão utilizados no projeto “Pesque e Não Pague”, iniciativa da Prefeitura voltada exclusivamente para aposentados e pessoas com mais de 60 anos.

A atividade, que acontece sempre às segundas-feiras, das 7h às 16h, oferece pescaria gratuita em um espaço reservado, com toda a estrutura necessária para atender aos cerca de 200 participantes cadastrados. Durante esse dia, o zoológico permanece fechado ao público geral para manutenção e para garantir a tranquilidade da atividade.

Segundo o biólogo Jadiel Teixeira, diretor do Parque Zoológico, os peixes vieram de um produtor de Dorândia, distrito de Barra do Piraí, e fazem parte de um lote de 300 quilos adquiridos pela prefeitura. Os outros 200 quilos serão inseridos no lago em etapas, nos meses de junho e julho. “É uma forma de manter o estoque de peixes e garantir a continuidade do projeto”, explicou.

O secretário municipal de Proteção e Defesa Animal, Paulinho AP, também destacou o impacto social e emocional da ação. “A introdução das tilápias no lago do zoológico fortalece uma tradição muito querida pelos nossos aposentados. É uma forma de incentivar o lazer em família, proporcionar bem-estar e ainda garantir um alimento saudável que cada um pode levar para casa”, disse.

Tradição, saúde e acolhimento

Além das tilápias, o lago também conta com outras espécies como tambaquis e traíras. A atividade proporciona momentos de relaxamento e convívio social, contribuindo para a saúde física e mental dos idosos.

Pensando no conforto dos participantes, a gestão municipal também instalou bancos ao redor do lago para melhorar a postura durante a prática da pesca. Todos os pescadores cadastrados recebem camisas e bonés do projeto como forma de reconhecimento e valorização.

Cada participante pode levar para casa até cinco peixes por segunda-feira, sem qualquer custo.

Como se inscrever no “Pesque e Não Pague”

O cadastro pode ser feito presencialmente toda segunda-feira, das 7h às 16h, na sede administrativa do Zoológico Municipal de Volta Redonda, localizada na Rua 93-C, nº 1.171, na Vila Santa Cecília. É necessário apresentar identidade e comprovante de residência.

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA), que tem reforçado o cuidado com os idosos como uma prioridade na gestão pública municipal.